Recentemente a especialista em experiência do
consumidor Sydney
Barrows publicou um artigo no portal Entrepreneur, especializado em empreendedorismo,
sobre a importância do bom relacionamento e com dicas para melhorar o
atendimento ao consumidor. Na opinião da especialistapequenos erros que
cometidos em relação à experiência que os negócios propiciam aos seus
consumidores podem sabotar empresas que teriam um grande
futuro pela frente. Na opinião de Sydney os empreendedores devem se questionar:
os consumidores podem realmente ver meu produto? Podem tocá-lo, senti-lo ou
testá-lo? Ou até mesmo podem usá-lo antes de comprar?
Sydney listou quatro dicas práticas para
melhorar a experiência do consumidor antes e na hora da comprar e, assim,
aumentar suas vendas:
1. Utilize imagens
Se você vende um serviço, é importante fornecer uma lista
de todos os itens inclusos no pacote. Vá além e adicione fotografias em
seu material de marketing, certamente elas chamarão mais a atenção
de seu consumidor que simples descrições.
2. Agrupe itens similares
Arrume seus produtos em grupos de modo que
itens simulares ou relacionados fiquem próximos. Consumidores estão acostumados
a comprar um segundo ou terceiro produto se eles estão logo à mão.
3. Resolva o problema de seu cliente
Se você não tem exatamente o produto que seu consumidor está
procurando não significa que não pode vender algo a ele. Encontre algum item
que possa ajudá-lo e ofereça – tente resolver o problema que o seu cliente tem
de maneira criativa. Mostre-se sempre solícito.
Como dono do negócio, você deve não só mostrar conhecimento em
relação aos seus produtos ou serviços, mas também saber substituir ou
adaptar partes de seu serviço ou produto para atender as necessidades do seu
cliente. Certifique-se de que seus funcionários também tenham
este tipo de conhecimento para que seus clientes tenham o melhora atendimento
mesmo quando você não estiver por perto.
4. Recompense seus funcionários
Se você não trabalhar com comissão, seus funcionários ganham
o mesmo salário vendendo muito ou pouco a cada mesmo. Admiração e reconhecimento são
as mais comuns recompensas a um bom desempenho.
Não é comum entre as pequenas empresas incentivos em dinheiro para seus
funcionários, mas há outras opções, como um jantar para a equipe, cartão presente
ou mesmo uma folga. Este tipo de prática estimula e dá ânimo ao seu time.
A especialista lembra que quando uma pessoa liga para sua
empresa, vai a sua loja ou entra em seu site espera que você tenha o produto
que ela está procurando. Quando a pessoa está pronta para comprar, dê a ela
a experiência que a encoraja e motiva para efetuar sua compra.
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